O projeto de educação ambiental Aprendendo com a Natureza tem como objetivo transmitir às crianças conceitos e valores sobre meio ambiente, biodiversidade e a importância de conviver em harmonia com o ecossistema. Além disso, capacita e aperfeiçoa professores da rede pública de ensino em Educação Ambiental.
Criado em 2002, o programa está centrado na preservação ambiental. É realizado em ciclos de três anos em escolas públicas do Ensino Fundamental nas cidades onde a Philips possui unidades industriais e administrativas. A ação educativa conta com modernas ferramentas didáticas e pedagógicas, formação específica de professores e voluntários, acompanhamento periódico das atividades desenvolvidas e constante avaliação do processo.
Em atuação nas cidades brasileiras de São Paulo Mauá (Grande São Paulo), Varginha, Recife e Manaus,o projeto é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC e pela Unesco e conta com a assessoria da agência especializada em projetos educacionais e culturais La Fabbrica.
Em 2005, em virtude do encerramento do primeiro ciclo, o Aprendendo com a Natureza ofereceu aos professores um curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, de 150 horas, para ampliação do conhecimento sócio-ambiental e fortalecimento das práticas pedagógicas.
No mesmo ano, foi realizada uma avaliação de impacto para medir os resultados do projeto, com 6,5 mil alunos e mais de dois mil pais entrevistados. Em geral, a pesquisa mostrou que o Aprendendo com a Natureza é um projeto considerado de alto impacto, bem-sucedido em todas as dimensões investigadas. Concluiu-se que a ação influencia significativamente a formação de valores ambientais entre os alunos, estimulando a responsabilidade cidadã e promovendo a difusão do conhecimento entre as crianças e seus pais.
O projeto iniciou seu segundo ciclo em 2006, com a inclusão de mais 100 escolas e a participação dos municípios de Siaré e Camocim de São Félix, em Pernambuco.
Em 2007, o foco do projeto é Eficiência Energética, acompanhando as outras ações desenvolvidas pela Philips sobre o tema. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário